Os traumas de infância e como eles sempre vêm nos assombrar
Eles sempre voltam quando achamos que está tudo bem e que estamos curados.
Acho que todos nós temos algum trauma relacionado a nossa infância, muitas vezes não lembramos porque nosso cérebro resolveu nos “proteger” dele ou também lembramos e remoemos por anos em nossa mente, mas independente disso, nós sempre vamos ter um traço deles na nossa vida e irão nos afetar em áreas da nossa vida. E ‘nós’, eu posso me citar como exemplo.
Não ter tido um pai presente e que muitas vezes “sumiu e voltou” da minha vida acabou me deixando com o trauma de abandono, me fazendo pensar que todos as pessoas que eu amo irão ir embora alguma hora da minha vida, me deixando sozinha igual ele uma vez fez e continuou sua vida. Esse trauma também me deixou com medo de demonstrar muito afeto, com medo de ser sufocante e a pessoa me deixar por isso, mas na verdade eu só queria alguém que ficasse e me aceitasse do jeito que eu sou.
Crescer com esses traumas nos deixa muito vulneráveis e inseguros com as coisas em nossa volta, seja pessoas, relacionamentos, trabalho… tudo fica a mercê desses traumas no nosso subconsciente. Você somente vira uma marionete e eles te controlam, todas as suas decisões, pensamentos, ações, tudo. E você se vê novamente voltam para aquele trauma, ele sempre passando como um filme na sua mente e com ele vem a vulnerabilidade, inseguranças, medo, ansiedade… e é sempre quando está tudo andando, seja em um relacionamento, trabalho, novas amizades, faculdade ou escola, sempre quando está tudo indo bem.
Por isso para mim todos nós devemos tratar esses traumas e não deixar mais eles nos assombrarem, e nem que seja ponto de partida para traumas em outras pessoas. Mas infelizmente fazer terapia ou ter acompanhamento psicológico é extremamente caro e não são todas as pessoas que possuem dinheiro para arcar, além do preconceito com esses tratamentos, onde acham que quem precisa de acompanhamento psicológico é somente pessoas “malucas”. Mas todos nós sabemos que o melhor seria cuidar das nossas crianças e evitar que o ciclo continue, nenhuma criança deveria sofrer esses danos psicológicos, crianças merecem ser crianças e ter uma infância tranquila.